Pesquisar produtos

Reduzir a pegada ambiental dos animais de estimação.

O que podemos fazer para reduzir a pegada ambiental dos animais de estimação?

(…) Há pequenas alterações que podemos fazer para diminuir o lixo e impacto ambiental de ter um animal de companhia.

Comprar ração em maior quantidade

alimentação é responsável por uma das maiores fatias da pegada ecológica dos nossos animais. Independentemente do tipo de comida — para cães sénior, gatos esterilizados ou específica para algum problema de saúde como insuficiência renal, por exemplo — comprar em grandes quantidades tem vários benefícios.

Optar por ração seca em vez de húmida é uma pequena mudança a considerar, já que um estudo recente publicado na revista Nature mostrou que este tipo de comida tem menor impacto ambiental quando comparado com a comida húmida.

Ainda que represente um investimento inicial maior (implica gastar mais dinheiro de uma só vez), um saco de ração maior pode até representar um valor por quilograma mais baixo. Quanto ao ambiente, as vantagens de optar por grandes quantidades passam por diminuir as emissões de gases poluentes associadas às idas ao local de compra, bem como do transporte da própria ração, mas também pela redução do plástico das embalagens. (…)

Ser criativo na hora de recolher dejectos

Recolher os dejectos dos cães durante o passeio é obrigatório e até há cidades francesas que apostam nos testes de ADN para identificar os donos mais distraídos (e infractores, já que deixar os dejectos na via pública dá coima).

No entanto, este gesto também tem um impacto ambiental significativo, já que implica o uso de três a quatro sacos de plástico de utilização única por dia. Há opções biodegradáveis à venda, mas não há compostores domésticos com a capacidade de decompor aqueles sacos, que acabam na mesma no lixo comum.

As alternativas podem passar por reutilizar sacos de plástico, papéis de publicidade indesejada e outros materiais que tenhamos em casa cujo destino seria o lixo comum.

No caso dos gatos, não havendo um pedaço de terra onde possam ir livremente, a opção continua a ser a caixa de areia. Não faltam nos supermercados, veterinários e lojas de produtos para animais de estimação diferentes tipos de areia.

A areia feita de materiais orgânicos e biodegradáveis é preferível à argila. Assim como na ração, é boa ideia comprar em grandes quantidades e ter atenção ao material da embalagem: o cartão 100% reciclável é boa opção.

Criar uma comunidade e partilhar recursos

Viagens ao veterinário, idas à loja de animais ou até passeios ao parque canino podem ser partilhadas com outros vizinhos e amigos que também tenham animais. É uma forma de criar e estreitar laços, mas também de optimizar recursos.

Se os vizinhos também têm animais, outra opção para reduzir o impacto ambiental das deslocações pode ser optar por serviços ao domicílio numa só casa. Tutores de gatos, por exemplo, podem preferir esta estratégia e muitos animais agradecem não ter de sair do conforto de casa.

Produtos naturais para banhos e tosquias

Na hora do banho, a escolha do shampoo, do perfume e de outros produtos de higiene, pode ter um impacto ambiental considerável. Assim, escolher produtos naturais e biológicos, com menos químicos, pode ser uma estratégia a adoptar.

Encontram-se à venda em quase todas as lojas de produtos para animaise  veterinários este género de opções, basta prestar atenção às embalagens.”

in Público 20 de Dezembro de 2023
por
Bárbara Baltarejo

Mais Artigos

Podemos ajudar?
Scan the code
Copy link
Powered by Social Snap